Episódio 27
O PIANO, PARTE 2
Hoje voltamos a falar do piano, continuando o assunto do episódio 23, porém desta vez a partir de uma abordagem bem mais conhecida: a do instrumento solista ou de música de câmara.
SOBREMESA DO DIA
Hoje conversamos com o pianista Cristian Budu!
O Cristian nos enviou uma gravação dele tocando um dos Préludes de Chopin - e recomenda também o prelúdio seguinte, número XV. Como recomendação para os amantes do piano, ele indica Alfred Cortot interpretando Schumann e Chopin, Ingrid Haebler interpretando Mozart e Haydn,
Artur Schnabel interpretando Beethoven,Nelson Freire interpretando Debussy e Brahms e Martha Argerich interpretando Bartok e Prokofiev. Selecionamos alguns vídeos destas recomendações para publicar abaixo!
E para curtir no sofá, ele nos indicou a série Breaking Bad, que alguns de vocês já devem ter visto, e também o livro A História Sem Fim, de Michael Ende.
Bom piano, parte 2!
Préludes, Op. 28, XVI. Presto con fuoco
Frédéric Chopin
Clara Haskil Prize 2013
Cristian Budu, piano
SUGESTÕES DO CHEF
Waltzes
F. Chopin
Alfred Cortot, piano
Sonata para piano nº 11, K. 331
W. A. Mozart
Ingrid Haebler, piano
Sonata nº 2 em dó menor, Op. 111
L. van Beethoven
Artur Schnabel, piano
Estampes
C. Debussy
Nelson Freire, piano
Concerto para Piano nº 3
B. Bartók
Martha Argerich, piano
Toho Gakuen Orchestra
Yuri Bashmet, regência
PARA CURTIR NA TELA,
TELINHA E TELONA
Breaking Bad
Série | Vince Gilligan | EUA | 2008 - 2013
Comédia dramática que retrata a vida do químico Walter White, um homem brilhante frustrado em dar aulas para adolescentes do ensino médio enquanto lida com um filho sofrendo de paralisia cerebral, uma esposa grávida e dívidas intermináveis. White é diagnosticado com um câncer no pulmão. Após um colapso emocional, para pagar suas dívidas hospitalares e garantir uma boa vida aos filhos e mulher após sua morte, Walter resolve começar a produzir metanfetamina com seu ex-aluno, Jesse Pinkman, usando seus conhecimentos de química.
A série recebeu inúmeros prêmios e enorme reconhecimento. O Cristian a recomenda especialmente pela forma como a mudança do personagem principal é retratada e explorada, usando todas as nuances de roteiro, caracterização e a brilhante atuação de Bryan Cranston.
PARA LER, TEM TAMBÉM
A História Sem Fim
Michael Ende
A história é centrada no jovem Bastian Balthazar Bux, que rouba um livro chamado A História Sem Fim de uma pequena livraria. Bastian se torna o guardião de um reino em perigo. A princípio, é apenas um leitor do livro, que narra a história da terra de Fantasia, o lugar onde todas as fantasias dos humanos se unem. Com o progresso do livro, porém, torna-se claro que alguns habitantes do lugar sentem a presença de Bastian, já que ele é a chave do sucesso da jornada sobre o que ele está lendo. Ele acaba entrando na própria Fantasia no meio do livro, e toma um papel mais ativo nela.
Nas palavras do Cristian, "embora pareça um livro infantil, a história tem essência filosófica, e trata de um assunto primordial a artistas e todos que trabalham com a imaginação. Fizeram um filme infantil que a meu ver não capta a mensagem real."